Sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural no Portugal Smart Cities Summit

A Universidade de Évora (UÉ) marca presença no Portugal Smart Cities Summit 2019, a decorrer de 21 a 23 de maio na FIL em Lisboa. Este evento abrange as áreas da mobilidade, plataformas digitais e a sustentabilidade, cujo objetivo de uma “Smart City” é a incorporação de todas estas áreas a fim de melhorar a vida dos cidadãos.

No primeiro dia do certame que potencia oportunidades ligadas à investigação e à educação e proporciona a criação de negócios nos mais diversos sectores, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, participou na conferência subordinada ao tema “Connecting People with Cities powered by NOS”.

Sofia Aleixo, Professora do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da UÉ, deu a conhecer ao Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, o projeto Follies, uma  proposta dos alunos do 1º ano do Departamento Arquitectura na utilização do espaço público como lugar privilegiado para estabelecer ligações entre a comunidade e o seu património, entre o habitar e o usufruir da história e do legado que, em Évora, adquire uma significativa expressão construída.

O Projeto U-Bike este igualmente em destaque no Portugal Smart Cities Summit, onde José Parraça, Professor do Departamento de Desporto e Saúde da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, acompanhado por alunos, deu a conhecer este projeto que pretende promover a mobilidade suave na comunidade académica de forma integrada com a sua envolvente, cedendo 300 bicicletas convencionais e 200 bicicletas elétricas, através de um regime gratuito e de longa-duração, incentivando à adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior.

Publicado em 22.05.2019