Carlos Braumann apresenta novo livro com aplicações em Biologia e Finanças

Carlos Braumann, antigo Reitor da Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar o livro “Introduction to Stochastic Differential Equations with Applications to Biology and Finance”, uma introdução abrangente para as questões centrais de equações diferenciais estocásticas e sua aplicação efetiva.

O Professor Emérito do Departamento de Matemática da UÉ e investigador do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) sublinha que o livro “tem caráter introdutório" e é destinado a estudantes de mestrado e doutoramento e a investigadores de variadas áreas que pretendam aplicar equações diferenciais estocásticas em modelação. Carlos Braumann adiantou ainda que o livro “foca a teoria (incluindo uma resolução da questão do uso dos cálculos de Itô e de Stratonovich) e as aplicações em modelação, particularmente (mas não só) nas áreas biológicas (com exemplos de modelos de crescimento e extinção de populações, modelos de pescas e sua otimização, modelos de evolução das taxas de mortalidade humanas, etc.) e financeiras (modelo de Black-Scholes para ações, modelos de taxas de juro e câmbio, estudo de opções europeias e americanas) ”.

Carlos Braumann, ingressou na Universidade de Évora em 1975, onde desenvolveu quase toda a sua carreira académica, desde assistente eventual a professor catedrático, cargo que desempenhou a partir de 1989. Na UÉ, desempenhou variadas funções, com destaque para as de Reitor, entre 2010 a 2014. Foi investigador visitante e prestou colaboração em várias Universidades nacionais e estrangeiras.

Publicado em 21.05.2019