CIDEHUS co-organizou Congresso Internacional sobre Expressões Culturais em Espaços Monástico-Conventuais Femininos

Entre os dias 22 e 24 do mês de abril de 2019 teve lugar na Universidade de Évora o Congresso Internacional "Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas".

O Congresso, que contou com participações em português, espanhol, francês e inglês, estruturou-se em torno de 8 Sessões Plenárias e 28 Sessões Paralelas, com os seguintes eixos temáticos: misticismo e espiritualidade nos espaços conventuais femininos; claustro, criatividade e expressões artísticas no feminino: a Música e as Artes Plásticas; produção escrita no mundo claustral: as monjas escritoras; encomenda artística no universo monástico-conventual feminino; ler, escrever, contar e cantar: educação e formação femininas em ambiente monástico; livrarias monástico-conventuais femininas; representações de religiosas em obras literárias; os espaços monásticos e a Casa Real: as princesas monjas; os prazeres da mesa e os receituários conventuais; a santidade nos cenóbios femininos; beatas e beatérios, devoção e vocação; a transgressão em ambiente monástico; o controlo masculino nos claustros femininos: confessores, guias Espirituais, visitadores, definidores e pregadores.

Nestas Sessões, com investigadores de diferentes domínios (História, História Religiosa, Literatura, Música, História de Arte, Património, Quotidianos e Cultura Material) foram tratados temas de diferentes cronologias,  todos em torno da vida religiosa feminina e das expressões de religiosidade e de criatividade em contexto monástico no tempo longo.

No Encerramento do Congresso foi anunciada a sua 2ª edição, a ter lugar em 2021, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, ficando também agendada a colaboração dos conferencistas para a redação de uma História da Literatura e da Cultura de produção feminina em Portugal, com um Dicionário associado.

A organização do Congresso esteve a cargo especialmente do CIDEHUS-UÉ e do CLEPUL, a que se juntaram o CEL-UÉ, o CIDH, o IECC-PMA, o CREPAL, a FCT, o Instituto da Padroeira de Portugal, o Kennedy Center - Global Women’s Studies, o IEM, a Pombalia e a Universidade Aberta, contando com o apoio da Câmara Municipal de Évora, do Arquivo Distrital de Évora, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, do Cabido da Sé de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida e da Delta Cafés.

Antónia Fialho Conde & Ana Luísa Vilela
    Saiba mais...   Consulte a galeria de imagens...

Publicado em 10.05.2019
Fonte: CIDEHUS