Foi hoje assinado por 7 universidades europeias, no seguimento de convite à apresentação de propostas por parte da Comissão Europeia, o memorando de entendimento que permite a criação da UNES - University for a New European Society (Universidade para uma Nova Sociedade Europeia, em Língua Portuguesa), sendo as signatárias a Universidade Paris-Est Créteil (França), Universidade de Córdoba (Espanha), Universidade de Évora (Portugal), Universidade de Novi Sad (Sérvia), Universidade de Patras (Grécia), Universidade de Sibiu (Roménia) e Universidade de Udine (Itália).
Já altamente internacionalizadas, estas sete universidades localizadas no sul da Europa dependerão da sua natureza multidisciplinar e dos fortes laços territoriais para oferecer uma oferta académica multilingue, inovadora e profissionalmente orientada, centrada no corpo discente e nos valores europeus.
Uma visão partilhada: "Trazer a universidade para o coração da sociedade para enfrentar os desafios atuais e futuros."
A UNES pretende ser uma universidade europeia dinâmica e voltada para o futuro, empenhada em formar cidadãos europeus para enfrentar os desafios das transformações digitais, sociais e ambientais.
Esta aliança de sete universidades europeias, que tem também como objetivo fortalecer laços com parceiros na região do Mediterrâneo e na América Latina, reunirá mais de 160.000 estudantes e cerca de 14.000 docentes, investigadores, pessoal administrativo e técnico.
A assinatura do acordo é o ato fundador da UNES, resultado de uma reflexão conjunta iniciada no outono, e ao qual se segue a apresentação do projeto à Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) até o final do mês.