1.º WORKSHOP EUROACE_LERA realizado com sucesso

Decorreu no passado dia 19 de Abril o 1.º Workshop do projeto EUROACE_LERA, coordenado na Universidade de Évora pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada.

A sala 205 do Palácio do Vimioso contou com um número significativo de participantes, com interesses vários, ligados ao empreendedorismo.

Pretendia-se uma reflexão sobre os instrumentos e mecanismos existentes para apoio ao desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento, por parte de jovens empreendedores. A identificação de boas práticas, que conduziram ao sucesso ou motivos do insucesso em práticas menos conseguidas, assim como identificar falhas de mercado nos instrumentos de intervenção para captação e apoio a este público-alvo, também eram tema para a conversa que, claramente, foi bastante produtiva.

A conversa e partilha de conhecimento passou também pela discussão acerca da transferência de conhecimento e investigação colaborativa, registo de patentes, instrumentos financeiros de apoio, assim como as já referidas “falhas de mercado”, numa perspetiva de ligação entre empresas e universidade, o provável desconhecimento e desfasamento desta realidade em termos de instrumentos e metodologias.

A “taxa de mortalidade das empresas” também foi um assunto em cima da mesa, como substituir as empresas que fecham e a experiência empreendedora que daí proveio? Toda a experiência é uma aprendizagem e com o ganho desta experiência, sabe-se como não voltar a repetir o “erro” pois ganhou-se experiência com o negócio e esse conhecimento deveria ser reutilizado.

Os workshops seguintes estão planeados para a região Centro, a realizar em Leiria, e para a região da Extremadura, a realizar em Badajoz, já para o próximo mês de Junho.

Mais informações em: http://euroacelera.com/pt

Publicado em 10.05.2018