Ramos Horta na Universidade de Évora

José Ramos Horta, Prémio Nobel da Paz (1996), vai estar na Universidade de Évora (UE) no dia 20 de janeiro para falar sobre “Cooperação: Liberdade, Justiça e Paz no Mundo”, uma conferência que decorre no âmbito de um ciclo dedicado ao tema “Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança”.

A 1.ª conferência, proferida pelo ex-Presidente da República Timorense, tem lugar no auditório da UE, às 09h00, cabendo a moderação ao jornalista Adelino Gomes.

Este ciclo de conferências, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA.UÉvora, que comemora agora um ano de existência, é motivado pelo facto de 2016 ser o Ano Internacional do Entendimento Global.

Após a conferência inaugural segue-se uma Mesa Redonda, moderada por Maria da Saudade Baltazar, docente da Universidade de Évora, sobre “Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: novos e emergentes”, que conta com as seguintes apresentações de investigadores do CICS.NOVA.UÉvora:

· Desigualdades Sociais e Pobreza – Fernando Diogo | Universidade dos Açores;

· Igualdade de Género – Manuel Lisboa | FCSH-Universidade Nova de Lisboa;

· Cidades e Comunidades Sustentáveis – Teresa Mora | Universidade do Minho;

· Trabalho Digno, Crescimento Económico e Migrações – José C. Marques | Instituto Politécnico de Leiria.

O Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) é uma iniciativa conjunta do Conselho Internacional de Ciências Naturais (ICSU), do Conselho Internacional das Ciências Sociais (ISSC) e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), que visa promover a integração dos conhecimentos científicos nos estilos de vida, que se pretende que sejam mais sustentáveis, e num reforço das prioridades estabelecidas pela ONU.

A participação na conferência é gratuita, sendo contudo necessário proceder a inscrição.

Inscrições e mais informações em http://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/agenda/cooperacao-e-desenvolvimento-sustentavel-rumo-a-um-mundo-melhor

Mais informações sobre o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) http://www.global-understanding.info/pt/

Publicado em 18.01.2016