Investigador do CGE recebe Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação
O investigador do Centro de Geofísica de Évora, do Centro de Ciência Viva de Estremoz com uma bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia e aluno de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço, Noel Moreira, em conjunto com o Centro, foi este ano distinguido com o Prémio Gulbenkian Estímulo à Criatividade e à Qualidade na Atividade de Investigação. A distinção é entregue hoje na Fundação Calouste Gulbenkian e conta com a presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
O trabalho conducente a doutoramento “A zona de cisalhamento de Tomar - Badajoz - Córdova no contexto das suturas variscas ibéricas”, está a ser realizado no Centro de Geofísica de Évora e foi orientado e co-orientado pelos Professores Rui Dias e Jorge Pedro, respetivamente, docentes do Departamento de Geociências e investigadores do CGE.

No ano passado, a mesma distinção foi atribuída ao investigador do CGE, Hugo Silva.

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo estimular entre os mais novos a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica distinguindo, anualmente, propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas, no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. O Programa integra ainda a respetiva execução em centros de investigação portugueses.

Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 06.02.2012