Professora Auxiliar com Agregação da UÉ e Diretora do ICAAM
APROVADO PROJETO H2020 COORDENADO POR EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA/ICAAM
"SALSA" é o primeiro projeto aprovado no âmbito do "Desafio Societal 2" do Horizon 2020, coordenado por uma equipa portuguesa

RESUMO: O projecto SALSA tem como objectivo avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares, de produção, processamento e distribuição no sistema alimentar e, portanto, na segurança e soberania alimentar. SALSA pretende identificar os mecanismos que, a escalas diferentes, podem reforçar este papel. Considera-se um gradiente de 30 regiões de referência na Europa e em África, de forma a obter uma compreensão diferenciada dos sistemas agro-alimentares em contextos diferentes. O projeto utiliza uma abordagem transdisciplinar, multi-escala, que combina diversos quadros teóricos e analíticos, e que inclui métodos quantitativos, qualitativos e consultivos. Vai utilizar métodos quantitativos avançados, como a análise de imagem de satélite de última geração, análise económica das explorações e empresas, assim como análise participativa com stakeholders à escala regional e internacional, nesta última utilizando uma plataforma já desenvolvida pela FAO.

O projecto SALSA (Small farms, small food businesses and sustainable food security ) foi submetido em Junho de 2015 em resposta à call/concurso SFS-18-2015: Small farms but global markets: the role of small and family farms in food and nutrition security

Trata-se de um projecto com um financiamento de cerca de 5M de euros, em que o orçamento da entidade coordenadora, Universidade de Évora, é de 950 000 euros. A Professora Teresa Pinto Correia é a coordenadora deste consórcio de 17 parceiros, 9 países europeus e 4 africanos. Além de universidades, são também parceiros uma grande associação de agricultores, uma empresa, duas entidades de investigação nacionais, e a FAO. O projeto tem a duração de 48 meses. É o primeiro projecto de investigação do Desafio Societal 2, do Programa Horizonte 2020, coordenado por uma equipa portuguesa. De entre os projetos selecionados, foi o único avaliado com a pontuação máxima, 15 em 15 pontos, entre 23 candidaturas de outros consórcios internacionais.

Publicado em 06.11.2015