Ministros visitam Laboratório de excelência da UÉ

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e a Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, visitaram hoje, acompanhados pelas Reitora e Vice-Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas e Ausenda Cáceres Balbino, o Laboratório Hercules, infraestrutura de investigação da Universidade de Évora (UÉ) única no país na área da conservação e valorização do património cultural.

Único em Portugal e um dos mais atrativos do seu tipo na Europa, o Laboratório HERCULES, liderado por António Candeias, prossegue investigação de ponta na área da conservação e valorização do património cultural, apostando numa abordagem interdisciplinar que integra metodologias das ciências físicas e dos materiais.

Uma equipa de investigação internacional, multidisciplinar, e três laboratórios com equipamentos de ponta, conferem ao Laboratório Hercules a capacidade de desenvolver investigação inovadora, incluindo a análise insitu não destrutiva, a microanálise e a análise química de alta resolução de componentes orgânicos e inorgânicos.

Os resultados que tem vindo a obter em vários concursos competitivos, com base em exercícios de avaliação internacional pelos pares, nomeadamente, a classificação como Excelente na última avaliação das Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a integração no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIE) com a infraestrutura IPERION-Cultural Heritage, que coordena, bem como os vários projetos nacionais e transnacionais em curso, atestam o grau de maturidade do Laboratório Hercules, bem como a sua exponencial afirmação no panorama científico internacional.

Publicado em 13.08.2015