Quatro projetos do ICAAM aprovados nos concursos do Programa Horizonte 2020.

Quatro novos projetos europeus envolvendo equipas de investigação do ICAAM viram a sua candidatura aprovada nos competitivos concursos do Programa Horizonte 2020.

Três projetos enquadram-se no Concurso “Segurança Alimentar Sustentável” e o quarto no tema “Bioeconomia Inovadora, Sustentável e Inclusiva”.

O projeto iSQAPER - Interactive Soil Quality Assessment in Europe and China for Agricultural Productivity and Environmental Resilience foi aprovado no concurso para o tópico “Soil quality and function” e envolve 26 parceiros europeus e chineses. Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um índice de qualidade de solo que, integrando um vasto conjunto de indicadores, possa ser utilizado como base para a tomada de decisões sobre o uso dos solos agrícolas a vários níveis. O sistema será desenvolvido como uma aplicação para dispositivos móveis que permitirá aos decisores políticos, indústrias e utilizadores de terras relacionar opções de gestão aos indicadores de qualidade do solo e ao fornecimento de serviços dos ecossistemas pelos solos agrícolas. Gottlieb Basch é o investigador responsável pela participação do ICAAM neste projeto.

 

Teresa Pinto Correia é a investigadora coordenadora da equipa que, no ICAAM, participa nos projetos PEGASUS e SUFISA. O projeto PEGASUS - Public Ecosystem Goods and Services from Land Management - Unlocking the Synergies foi aprovado no concurso relativo ao tópico “Provision of public goods by EU agriculture and forestry: Putting the concept into practice”, envolvendo 14 parceiros de 11países europeus. O PEGASUS tem como objetivo desenvolver metodologias inovadoras e práticas de operacionalizar os conceitos de “bens públicos” e “serviços dos ecossistemas”, identificando mecanismos e ferramentas que permitam a sua utilização aumentando a sustentabilidade da produção agrícola.

SUFISA - Sustainable Finance for Sustainable Agriculture and Fisheries é outro dos projetos aprovados, no âmbito do tópico “Sustainable food and nutrition security through evidence based EU agro-food policy”. Este projeto tem como objetivo identifcar práticas e políticas sustentáveis nos setores agrícola, pesqueiro e alimentar, nos diferentes países europeus envolvidos, que suportem a sustentabilidade dos produtores num contexto marcado por numerosas exigências políticas, incertezas relativas ao mercado e globalização. O projeto SUFISA envolve a parceria de 13 instituições de investigação provenientes de 11 países europeus.

 

No tópico “Traditional resources for agricultural diversity and the food chain” o projeto TREASURE - Diversity of Local Pig Breeds and Production Systems for High Quality Traditional Products and Sustainable Pork Chains propõe-se desenvolver sistemas sustentáveis de produção de suínos, baseados nas raças autóctones e respetivos sistemas de produção específicos. Pretende-se com este projeto, que envolve 25 parceiros europeus, responder às exigências dos consumidores em termos de qualidade e segurança de produtos de carne de suíno, respeitando a identidade regional e as exigências sociais relativas à preservação do ambiente e ao desenvolvimento da agro-economia local. Neste projeto, a participação do ICAAM é coordenada pelo investigador Rui Charneca.

Publicado em 26.11.2014
Fonte: Investigar