Teste de sensibilidade gustativa com “Passaporte” renovado

Lénia Rodrigues, estudante de Doutoramento do ICAAM, viu renovado o “Passaporte para o Empreendedorismo”, o que lhe permitirá continuar a desenvolver o seu projeto empresarial por mais 8 meses.

O projeto que apresentou ao concurso promovido pelo IAPMEI foi um dos vencedores da edição de 2014, tendo-se iniciado em julho deste ano. A ideia consiste no desenvolvimento de um teste de diagnóstico rápido e não invasivo da sensibilidade que diferentes pessoas têm para perceber o gosto dos alimentos, através de uma análise da saliva. A qualidade dos alimentos está muito dependente das suas características sensoriais, de onde se destaca o gosto. A sensibilidade gustativa varia entre indivíduos e afeta a forma como estes percebem e escolhem os alimentos. Na área da saúde, esta capacidade para “sentir o gosto” tem um papel importante, nomeadamente a nível de doenças como a obesidade e a diabetes, uma vez que influencia a escolha dos alimentos. Por este motivo, o seu conhecimento poderá ajudar a identificar terapêuticas nutricionais ajustadas ao individuo. Por outro lado, na área agro-alimentar, a seleção de painéis de provadores com sensibilidade gustativa adequada é essencial. Atualmente o processo de seleção dos provadores é demorado e tem custos elevados, que poderão ser bastante reduzidos se o processo for simplificado utilizando o método que se irá desenvolver. Vários estudos, incluindo aqueles realizados pela equipa de trabalho de que Lénia Rodrigues faz parte, têm mostrado que indivíduos com diferentes sensibilidades gustativas têm diferenças na composição da saliva. Tendo como base estes resultados, o projeto a desenvolver irá identificar as proteínas salivares mais adequadas para utilização como biomarcadores de sensibilidade gustativa, que serão as utilizadas para o desenvolvimento do teste de diagnóstico. O concurso “Passaporte para o Empreendedorismo” concede aos premiados uma bolsa para o desenvolvimento empresarial do projeto, para além de aconselhamento e assistência técnica. A bolsa tem a duração inicial de quatro meses, após os quais os empreendedores passam por uma segunda fase de avaliação; ao conseguir a aprovação nesta fase, Lénia Rodrigues obteve a renovação da bolsa que terá assim a duração total de 12 meses. A equipa de trabalho integra, para além da promotora Lénia Rodrigues, as investigadoras do ICAAM responsáveis pela orientação do seu trabalho de Doutoramento, Elsa Lamy e Cristina Pinheiro.
Publicado em 14.11.2014