Universidade de Évora e CERN assinaram protocolo

A Universidade de Évora (UE) e o CERN - European Organization for Nuclear Research assinaram no passado dia 10 de novembro, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, um protocolo de colaboração.

O protocolo estabelece uma colaboração entre a Universidade de Évora e o CERN, permitindo, entre outras iniciativas, a realização de estágios no CERN por parte de elementos da UE, possibilitando a sua integração em projetos e equipas de I&D (Investigação e Desenvolvimento), bem como a criação de projetos conjuntos entre as duas instituições.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes a Reitora da UE, Professora Ana Costa Freitas, Mr. Derek Mathieson, em representação do CERN e o Professor Paulo Quaresma, Vice-Reitor responsável pela pasta da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia.

O CERN (antigo acrónimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) foi criado em 1953 e, de acordo com a Convenção assinada pelos Membros Fundadores, o objectivo principal desta organização científica foi a "promoção e a colaboração entre Países Europeus na área da investigação fundamental no domínio da Física de Altas Energias (FAE), de modo a permitir à Europa a liderança nesse domínio". Desde então, o CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

No CERN são utilizados os maiores e mais complexos instrumentos científicos para criar as condições necessárias na deteção e estudo dos constituintes básicos da matéria e da antimatéria, que vão possibilitar a demonstração das teorias fundamentais da física de partículas e a descoberta dos princípios elementares da criação do mundo como o conhecemos. Para gerar essas condições, o CERN construiu e opera um conjunto de aceleradores de partículas, entre os quais o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider).

Mais informação sobre o CERN em http://home.web.cern.ch/about .

Publicado em 13.11.2014