Universidade de Évora e Universidade da Extremadura promovem discussão sobre papel das Instituições de Ensino Superior como Motores da Especialização Inteligente

A Reitoria da Universidade de Évora, em conjunto com a Universidade da Extremadura, promovem no dia 01 de outubro, no Colégio do Espírito Santo, um workshop sobre cooperação transnacional no domínio da especialização inteligente entre o Alentejo e a Extremadura (Espanha). Intitulada “O Papel das Instituições de Ensino Superior como Motores da Especialização Inteligente”, a iniciativa visa debater o contributo destas instituições para o desenvolvimento regional e o respetivo enquadramento no âmbito da estratégia regional de especialização inteligente e da cooperação com a região vizinha da Extremadura.

A importância do contributo das instituições de ensino superior para as regiões onde estão instaladas é inequívoca. Essa contribuição é tanto mais relevante quanto menores forem a densidade institucional, bem como a dinâmica económica e demográfica dos territórios.

Além da relevância em termos da promoção da atividade económica e do emprego, as universidades, sobretudo as localizadas nas cidades de média dimensão, podem desempenhar um papel determinante na criação e difusão de conhecimento e transferência de tecnologia, na melhoria da qualificação das pessoas, bem como na melhoria da qualidade do ambiente urbano.

No contexto atual, quando a discussão acerca do contributo das diversas instituições para a estratégia de especialização inteligente das regiões é tão crucial, a análise do papel das IES neste domínio é fundamental. Assim, no quadro da cooperação transnacional com a região da Extremadura, este workshop que a Reitoria da Universidade de Évora agora promove visa debater o contributo das IES para o desenvolvimento regional e o respetivo enquadramento no âmbito da estratégia regional de especialização inteligente e da cooperação com a região vizinha da Extremadura.

Os oradores principais deste workshop serão o professor John Goddard, Professor Emérito da Universidade de Newcastle, autor reconhecido internacionalmente pelo seu importante contributo para o estudo do papel das IES no desenvolvimento das cidades e das regiões, e o Professor Alberto Amaral, Reitor da Universidade do Porto entre 1985 e 1998, diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) e atualmente Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Publicado em 29.09.2014