Simpósio Energia Solar: Caminhos do Futuro

Realiza-se na Universidade de Évora, no dia 6 e 7 de Outubro de 2014, um Simpósio promovido pelo Instituto Português de Energia Solar, com o tema de Energia Solar: caminhos do futuro.

O primeiro dia será dedicado à Alta Concentração Solar, para produção de electricidade por via térmica e outras aplicações térmicas, bem como em combinação com o fotovoltaico; apresentar-se-á o estado da arte das tecnologias e da penetração no mercado das tecnologias CSP e CPV, actual e futuro;  inclui uma visita às Plataformas de Ensaios de concentradores solares de grande dimensão e campo de Ensaios de concentradores com recurso a sais fundidos como fluido de extracção de energia e de armazenamento, em desenvolvimento pela  Cátedra BES – Energias Renováveis, bem como ao sistema HCPV da Glintt/Suncore (1 MWe).

O segundo dia será dedicado a fotovoltaico, engenharia e interação com a rede, nomeadamente em produção centralizada, integração em  edifícios (BIPV), entre outras aplicações, finalizando com a visita e inauguração dos sistemas BIPV, na Herdade da Mitra, que incluem uma bateria de fluxo do tipo Vanádio Redox e um banco de baterias de iões de Lítio, de ultima geração, desenvolvidas e ensaiadas no âmbito do Programa europeu PVCROPS (http://www.pvcrops.eu/).

O Simpósio contará com reputados oradores nacionais e internacionais, conforme programa anexo, constituindo-se como um evento de elevado interesse na área da Energia Solar.

Está confirmada a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia para a cerimónia de encerramento.

Organização: IPES - Instituto Português de Energia Solar Associação para o Desenvolvimento e Promoção do Sector da Energia Solar   Programa em anexo.
Publicado em 29.09.2014