cb
Universidade de Évora acolhe visita de Reitor da Universidade da Extremadura

O Reitor da Universidade da Extremadura, o Professor Segundo Píriz Durán, visitou no dia 18 de junho a Universidade de Évora. A visita teve como objetivo o estreitamento de relações entre as duas Universidades e à vista estão protocolos de colaboração a vários níveis.

A equipa reitoral da Universidade da Extremadura desenvolveu ao longo do dia diversas reuniões com a equipa reitoral da Universidade alentejana, com vista a uma maior cooperação entre as duas instituições do ensino superior, seja ao nível da oferta formativa, ou da partilha dos corpos docentes em áreas concretas, seja ao nível de recrutamento de novos públicos.

Para discussão estiveram assuntos como as duplas titulações – obtenção do grau académico nos dois países ibéricos – e futuras colaborações ao nível do corpo docente, medidas que permitem simultaneamente às duas universidades usufruir de um corpo docente qualificado em áreas onde haja necessidade e ao mesmo tempo aumentar a base de recrutamento de estudantes nos dois lados da fronteira.

Foram ainda abordadas questões como a possibilidade de mobilidade de docentes, funcionários não-docentes e alunos, análise de possíveis fontes de financiamento e estratégia a adotar para submissão de candidaturas, bem como a identificação de principais áreas de investigação comuns.

O Reitor da Universidade da Extremadura teve ainda oportunidade de conhecer o Laboratório HERCULES, numa visita guiada pelo diretor do Centro de investigação, o Professor António Candeias.

Recorde-se que a equipa reitoral da UE visitou no passado dia 02 de junho a Universidade da Extremadura, tendo nessa data levado ao cabo um conjunto de reuniões no sentido de discutir os temas referidos.

Publicado em 20.06.2014