cb
Paisagem, Património, Silêncio

Decorreu no Palácio D. Manuel, entre os dias 20 e 21 de maio, um Colóquio internacional dedicado à Paisagem e ao Património. A organização do evento coube ao CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e a par do colóquio, foi inaugurada a exposição The Swiss Touch in Landscape Architecture, patente até dia 30 de junho, no mesmo espaço.

A Reitora da UE, Professora Ana Costa Freitas, esteve na abertura do evento, tendo referido que o evento “se insere num tema que é bandeira fundacional da UE, ou seja, a Arquitetura Paisagista”, acrescentando que “o modo como a exposição está organizada espelha uma interdisciplinaridade e uma interajuda entre universidades, bem como uma interligação entre países. A Reitora da UE terminou a sua intervenção afirmando que iniciativas como esta “determinam o valor das redes de investigação entre países e entre universidades e obviamente é algo fundamental e necessário para nos podermos inserir num espaço humanístico, tecnológico e artístico.”

Durante os dois dias de colóquio os participantes tiveram a oportunidade de assistir a conferências de investigadores de diversas nacionalidades apresentando temas como “Uma Casa construída de Silêncio – a arquitetura do mosteiro de Santa Maria Scala Coeli”, “Paisagem e Património – aproximações pluridisciplinares” ou “Dos silêncios da paisagem”.

Estiveram presentes na abertura do colóquio o Professor Paulo Simões Rodrigues, Diretor do CHAIA, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Dr. Eduardo Luciano e o Dr.Lorenzo Schnyder Von Wartensee, Embaixador da Suíça em Portugal.

JS | UELINE

Publicado em 29.05.2014