Ilustração: NATGEO/FACEBOOK
Investigação de Jorge Oliveira em destaque na National Geographic

A investigação de Jorge Oliveira, docente do Departamento de História da Universidade de Évora sobre as forcas do distrito de Portalegre volta a merecer destaque da National Geographic, desta feita no facebook oficial da edição portuguesa da revista, depois de o artigo já ter sido publicado na edição impressa de junho de 2013.

Os mecanismos de execução das sentenças são o alvo da investigação deste projeto da Universidade de Évora que tem procurado preservar essa memória histórica no distrito de Portalegre.

Através de documentos escritos, de marcas toponímicas e da memória oral das populações, o arqueólogo conseguiu identificar os locais onde em tempos se ergueram 37 forcas no distrito, embora apenas três (em Cabeço de Vide, Monte da Pedra e Monforte) permaneçam de pé. As estruturas de madeira foram destruídas nos anos seguintes à abolição, mas as de alvenaria foram mais persistentes. A aplicação do mesmo método de pesquisa já permitiu igualmente descobrir os restos de forcas em distritos vizinhos, como Évora e Beja.

JB | UELINE

Publicado em 20.02.2014