Elaboração de azeites de qualidade
Curso de Formação "Elaboração de azeites de qualidade e gestão de subprodutos" | Esta iniciativa académica, da participação da Universidade Internacional de Andaluzia, da Universidade de Jaén e da Universidade de Évora (ICAAM, CEFAGE e NUFOR), surge com o objetivo de contribuir para a profissionalização do sector do azeite na Península Ibérica, e de um modo especial entre as regiões de Portugal e as regiões espanholas próximas da Extremadura e da Andaluzia, onde o peso económico das actividades ligadas ao olival e à produção de azeite é cada vez maior. Serão realizados 3 Cursos de Formação: "Caraterização sensorial de azeites" - 20 a 25 de maio de 2013 "Elaboração de azeites dequalidade e gestão de subprodutos" - 12 a 27 de julho de 2013 "Gestão de marketing no setor dos azeites" - setembro de 2013, datas a definir "ELABORAÇÃO DE AZEITES DE QUALIDADE E GESTÃO DE SUBPRODUTOS" CONTEÚDOS E OBJETIVOS DO CURSO Um dos desafios do setor do azeite em Portugal não é apenas a aplicação de políticas comerciais efetivas, mas também a gestão sustentável dos resíduos agrícolas gerados tanto nas explorações agrícolas como durante o processo de fabrico do azeite. É necessário, portanto, abordar a formação técnica das pessoas implicadas no processo de elaboração do azeite, quer do ponto de vista da qualidade e desempenho, quer da avaliação sensorial e da comercialização do azeite virgem obtido.Assim, o objetivo principal deste curso é formar os responsáveis pelos lagares e pessoal técnico com dedicação a este setor nas operações associadas ao processo de fabrico de azeite, de modo a que sejam obtidos azeites de qualidade, cumprindo processos de fabrico que proporcionem rendimentos adequados. Pretende-se igualmente contribuir para que sejam encontradas soluções para o aproveitamento e valorização dos subprodutos resultantes desta atividade. LOCAL DE REALIZAÇÃO E HORÁRIO O curso será realizado na Universidade de Évora - a localização exata será comunicada aos alunos matriculados antes do começo do curso. As aulas serão realizadas às sextas-feiras de manhã e de tarde e aos sábados de manhã. Datas das sessões: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 julho de 2013.
Organização: Universidade Internacional de Andaluzia, da Universidade de Jaén | ICAAM |CEFAGE|NUFOR
De 12.07.2013 a 27.07.2013
Universidade de Évora, Local a confirmar