Simpósio ICS Ciências Sociais Cruzadas
Assinalando as comemorações do Ano Brasil em Portugal, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) irá realizar um programa multifacetado de atividades, entre as quais se destaca o Simpósio ICS Ciências Sociais Cruzadas. Neste simpósio comemoramos a interlocução das ciências sociais em Portugal e particularmente no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com as ciências sociais brasileiras. O simpósio terá lugar no ICS (5 e 6 de Junho) e na Universidade de Évora (7 de Junho), tendo a colaboração e apoio do Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-U. Évora) e da Embaixada do Brasil em Portugal. Partindo de ensaios emblemáticos nas ciências sociais no Brasil e em Portugal, o simpósio abre com uma sessão plenária intitulada Ciências Sociais Cruzadas: quatro ensaios brasileiros/quatro portugueses na qual investigadores portugueses refletem sobre ensaios emblemáticos da formação do pensamento das ciências sociais brasileiras e pesquisadores brasileiros refletem sobre ensaios emblemáticos das ciências sociais em Portugal. Para além das sessões plenárias que decorrem nas manhãs dos dois dias, o programa prossegue à tarde em sessões paralelas, onde Investigadores do ICS e pesquisadores brasileiros que estiveram no Instituto de Ciências Sociais como Investigadores Visitantes irão apresentar os seus trabalhos. Queremos destacar com particularidade os “Bolseiros Luso-Afro brasileiros”, mas pretendemos também tornar clara a vastidão de redes que se criaram, na interlocução com a academia brasileira. Nestas sessões serão abordadas diversas temáticas que marcam a reflexão contemporânea nas ciências sociais e seus cruzamentos. Distinguindo as importantes redes de investigação e de pós-graduação que o ICS tem desenvolvido e que integram debates sobre o Brasil, estendemos o simpósio no seu último dia para a Universidade de Évora onde teremos uma sessão plenária única marcada pela história como reflexão transversal nas ciências sociais no Brasil e em Portugal. Essa sessão integra o Programa de Doutoramento em História “Continuidades e Mudanças no Mundo Global: A História como reflexão transversal nas ciências sociais no Brasil e em Portugal.” Durante o simpósio haverá uma exposição fotográfica do sociólogo José de Souza Martins (Fronteira); uma exposição de livros relacionados com Brasil-Portugal na Biblioteca do ICS; o lançamento de livros no mesmo âmbito; e uma feira de livros da Imprensa de Ciências Sociais.
Organização: CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora | APOIO: IIFA
De 05.06.2013 a 07.06.2013
Instituto de Ciências Sociais, Lisboa - 5 e 6 Junho | Universidade de Évora, Évora - 7 de Junho