SEMINÁRIO INTERNACIONAL: património, novas tecnologias e criatividade
Víctor Bendicho- Sociedad Española de Arqueología Virtual - The Seville Principles Moderador: Paula André | ISCTE-IUL | DINÂMIA’CET-IUL A aplicação das novas tecnologias à pesquisa histórica data do início dos anos 90 do século passado e constitui-se como uma oportunidade extraordinária para o seu avanço e otimização. Através de modelos tridimensionais e interativos e, mais recentemente, dos ambientes de mundos virtuais é possível a recriação de realidades históricas desaparecidas, em ruína ou profundamente alteradas (objetos, obras de arte, edifícios, conjuntos arquitetónicos e até cidades), de modo a restituí-las à memória coletiva e torná-las mais próximas e compreensíveis ao presente. Cidades, habitantes, manifestações culturais e religiosas são recriados permitindo uma visita muito particular à memória do passado. Não é só a pesquisa histórica que se vai “construindo” segundo uma metodologia inovadora e crescentemente singular, mas é igualmente o objeto de estudo que ganha novos contornos e concomitantemente outras apropriações, sejam científicas, pedagógicas ou meramente lúdicas. Seminário dirigido a um público de estudantes universitários nas áreas de Património, História da Arte, Arquitectura, História, Arqueologia, Museologia, Artes Visuais, Design, Informática e Ciências Computacionais, assim como a professores e outros profissionais de áreas afins. A sessão inaugural de 20 de Fevereiro realiza-se na Universidade de Évora. Repetir-se-á no dia 21 de Fevereiro no ISCTE-IUL. As restantes sessões do seminário decorrerão intercaladamente na Universidade de Évora e no ISCTE-IUL em Lisboa. Quando a sessão se realizar na Universidade de Évora será transmitida por videoconferência para o ISCTE-IUL. Quando a sessão se realizar no ISCTE-IUL será transmitida por videoconferência para a Universidade de Évora.
Organização: CHAIA/IIFA
Em 02.05.2013