Curso Breve | Análise de Dados em Engenharia, Ciências Sociais, Biológicas e da Saúde

Enquadramento

Numa sociedade desenvolvida e num mundo global em constante mudança é imprescindível, para além da capacidade de ler e escrever, literacia Estatística que permita compreender melhor o mundo que nos rodeia, sendo a Análise de Dados atualmente utilizada em diversas áreas do conhecimento: Engenharia, Biologia, Saúde, Psicologia, Agronomia, Economia, Gestão, Sociologia, Educação/Ensino, Turismo, Desporto, etc.. Na prossecução de diversas atividades, torna-se imprescindível a utilização de uma ferramenta computacional para o tratamento estatístico de dados. O software Jamovi, de acesso gratuito e código aberto, faculta a síntese e transformação eficiente e expedita dos dados disponíveis em conhecimento estruturado, contribuindo para a tomada de decisões informadas e eficazes como processo de diferenciação.

 

Statistics is not really about numbers; it is about understanding our world. (D. Howell)

Objetivo

O objetivo-alvo deste curso breve é proporcionar aos participantes alguns tópicos em Análise de Dados, bem como a utilização de um software estatístico gratuito (Jamovi – interface gráfica do R project, com possibilidade de instalação de diferentes pacotes estatísticos), que permite trabalhar num ambiente Windows semelhante ao SPSS. 

Destinatários

O curso destina-se a todos os investigadores de diferentes áreas do conhecimento que pretendam obter alguns conhecimentos em Análise Estatística de Dados. 

Metodologia

Nas sessões de contacto presenciais serão apresentados conteúdos programáticos sobre Análise Estatística de Dados, com especial incidência em aplicações. Será ainda disponibilizado algum material de apoio no sistema de e‑learning (plataforma do Moodle). 

Conteúdos Programáticos Resumidos

1 Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados

2 Estimação Pontual e Intervalar

3 Testes de Hipóteses Paramétricos para uma Média Populacional

4 Testes de Hipóteses Paramétricos para a Diferença de duas Médias Populacionais

5 Análise de Concordância (Statistical Agreement)

6 Análise de Variância Simples (one-way ANOVA) e dupla (two-way ANOVA)

7 Pressupostos dos Testes de Hipóteses Paramétricos e alternativas Não-Paramétricas

 

Todos os capítulos dos conteúdos programáticos são acompanhados com a resolução de exercícios utilizando o software estatístico Jamovi (numa abordagem hands-on).

Requisitos: Para participação neste curso breve em Análise de Dados são necessárias algumas competências elementares de Estatística (Descritiva e Inferencial) e conhecimentos de Informática na ótica do utilizador. Os participantes no curso devem levar o seu portátil para as sessões de contacto.

De 03.03.2025 a 17.07.2025
CLAV
Anexos