CURSOS BREVES_IIFA
Course R for Population Genetics and Animal Breeding

R for Population Genetics and Animal Breeding

Professor Niccoló Macciota, University of Sassari and Professor Andreia J. Amaral, University of Évora

Universidade de Évora, ECT, Dep. Zootecnia

27 a 30 de maio de 2024

Objetivos:

Este curso tem como objetivo fornecer uma introdução concisa à realização de análises aplicadas de dados genéticos populacionais em R usando como exemplos populações de animais domésticos e de espécies objeto de programas de conservação. O R fornece uma ferramenta com os seus pacotes que permite a análise da maioria dos dados de forma conveniente e em todas as principais plataformas Microsoft Windows, Linux e OS X da Apple. O R é uma linguagem de programação estatística e gráfica de código aberto que inclui ferramentas para análises estatísticas, de genética populacional, genómica, filogenética e genómica comparativa. Espera-se que os participantes tenham uma compreensão básica da teoria e das aplicações da genética populacional. Finalmente, este curso basear-se-á na genética populacional tradicional baseada em frequências alélicas, estabelecendo as bases para o desenvolvimento e aplicação da seleção genética.

Local e Horário:

Sala 139 do Colégio Luís António Verney - Curso presencial, duração: 20 h.

27 Maio: 14-17h

28 Maio: 9-12h e 14-17h

29 Maio: 9-12h e 14-18h

30 Maio: 9h-12h