CURSOS BREVES_IIFA
Modelação de Equações Estruturais em Ciências Sociais, Comportamentais e da Saúde

Datas: 16, 17 e 18 de julho de 2024

Duração: 9 horas

Sistema de Ensino: Sessões presenciais de 3h: terça, quarta e quinta (09:30-12:30), sala 157-CLAV

Software: Específico em Modelação de Equações Estruturais

Coordenação e Docência: Luís M. Grilo & Ana Sampaio (Universidade de Évora, CIMA)

Organização: IIFA

Inscrição: https://sge.uevora.pt/eventos/ver/1099

Valor da inscrição: 25 euros (os alunos de doutoramento da Universidade de Évora poderão solicitar apoio à respetiva Comissão de Curso do programa de doutoramento para pagamento da inscrição)

Enquadramento

A Modelação Estatística é uma estimulante área de investigação, nomeadamente a Modelação de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM), onde existem avanços recentes, quer nos estimadores disponíveis, quer na avaliação destes modelos. A SEM é considerada uma técnica avançada e poderosa de Análise Estatística Multivariada, que combina Análise de Componentes Principais / Análise Fatorial com a Análise de Regressão Linear Múltipla. Estes modelos, considerados de segunda geração, são visualizados com o auxílio de diagramas de caminhos (path analysis) e apresentam vantagens em relação às técnicas multivariadas convencionais. O potencial de interação destes modelos com outras áreas de investigação é enorme, como é possível verificar pelo elevado número de artigos publicados que ilustram a sua aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento: Ciências Económicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde, Marketing, mas também em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Turismo. Num mundo global em constante mudança estes modelos estatísticos podem contribuir para uma melhor compreensão e conhecimento de muitos dos fenómenos que nos rodeiam.

Statistics is not really about numbers; it is about understanding our world. (D. Howell)

Objetivo

O objetivo-alvo deste curso breve é proporcionar aos participantes alguns tópicos em SEM, bem como a utilização de software para modelação de dados em diferentes áreas do conhecimento.

Destinatários

O curso destina-se a todos os investigadores de diferentes áreas do conhecimento que pretendam obter conhecimentos em SEM.

Metodologia

Nas sessões de contacto presenciais serão apresentados conteúdos programáticos sobre SEM com especial incidência em aplicações. Para além destas sessões, será ainda disponibilizado algum material de apoio no sistema de e‑learning (plataforma do Moodle).

Conteúdos Programáticos Resumidos

1 Fundamentos teóricos

2 A Modelação de Equações Estruturais

3 Etapas da Modelação de Equações Estruturais

4 Pressupostos da Modelação de Equações Estruturais

5 Estudo de aplicações com software estatístico

Requisitos: Para participação neste curso breve em Modelação de Equações Estruturais são necessárias algumas competências de Estatística (Descritiva e Inferencial) e conhecimentos de Informática na ótica do utilizador. Os participantes no curso devem levar o seu portátil para as sessões de contacto.

Organização: IIFA

De 10.04.2024 a 18.07.2024