Um dia com...José Herrera

No próximo dia 10 de Fevereiro o CEBAL irá organizar mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” tendo como convidado José Herrera,

Investigador do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que irá apresentar a palestra intitulada:

“Desafios e oportunidades na conservação da biodiversidade em olivais do Alentejo”

Resumo da palestra

O olival no Alentejo tem aumentado consideravelmente durante os últimos anos, tornando-o num cenário chave para a conservação da biodiversidade. No entanto, estudos recentes sugerem que o aumento substancial da superfície destinada a este cultivo bem como as práticas de gestão aplicadas, apresentam um impacto negativo considerável sobre a quantidade e abundância de inúmeras espécies. Paradoxalmente, muitas destas espécies têm demonstrado bastantes benefícios para os sistemas agrícolas, incluindo para o próprio olival.

Nesta apresentação, exponho o papel essencial que a biodiversidade desempenha nos olivais utilizando os serviços de controlo biológico como incentivo para a sua conservação. Adicionalmente, que os serviços de controlo biológico representam uma oportunidade única para alcançar o necessário equilíbrio entre a sustentabilidade ecológica e a rentabilidade económica do olival.

Nota Biográfica:

Sou Licenciado em Biologia pela Universidade de Granada e Doutorado em Biologia pela Universidade de Oviedo. Fui Investigador Pós-doutorado na Estação Biológica de Doñana e actualmente sou Investigador FCT na Universidade de Évora e membro Integrado do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento. A minha linha de investigação actual centra-se no estudo do impacto que as diversas causas das alterações globais (concretamente a alteração da paisagem e as alterações climáticas) exercem sobre os padrões de distribuição de espécies e o subsequente efeito destas alterações sobre processos ecológicos, incluindo aqueles que regulam os serviços de ecossistemas como a polinização e o controlo biológico de pragas em sistemas agrícolas".

Organização: CEBAL-MED
Em 10.02.2020
11:30 | Auditório da Escola Superior Agrária - IPB, em Beja (CEBAL)