Formação Teatro do Oprimido
Curso Intensivo

Entre 20 e 26 de Março deste ano vai decorrer na Universidade de Évora o congresso Europeu sobre sistema agrícolas (IFSA 2020: http://www.ifsa2020.uevora.pt/). No primeiro dia do evento queremos dinamizar uma sessão de boas vindas, para os cerca de 300 investigadores internacionais que vão estar em Évora, com base na metodologia Teatro do Oprimido.


Este método/teoria possibilita a expressão de diversos grupos sociais, auxiliando-os na busca de alternativas para a solução de problemas concretos. Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, a mais praticada em todo o mundo é o Teatro Fórum, um espectáculo baseado em factos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objectiva, na defesa dos seus desejos e interesses.
Para criar este momento estamos a dinamizar uma formação em Teatro do Oprimido a iniciar no dia 3 de Março. A formação, a cargo da atriz Claúdia Lazaro, será uma oportunidade única para aprender a técnica de teatro do Oprimido de grande utilidade para projectos de intervenção comunitária. Qualquer pessoa pode participar e não há necessidade de conhecimento prévio em Teatro. No último dia de formação, os formandos encenaram, com orientação do moderador, duas ou mais cenas baseadas na sua experiência pessoal relacionado com o tema em questão. No Teatro-Fórum um problema real é encenado.No dia da apresentação, os espectadores são convidados a entrar em cena para substituir o personagem oprimido (personagem que luta para transformar a sua realidade) e, através da improvisação, apresentar alternativas que mudem o rumo dos acontecimentos. Esta actuação final do curso decorre no primeiro dia do IFSA 2020.    Esta ligação ao congresso possibilita o acesso gratuito dos formandos aos 5 dias de congresso onde poderão assistir a cerca de 300 apresentações sobre sistemas agrícolas em todo o mundo, actuais desafios que enfrentam e possíveis respostas. Toda a informação através do email mhguimaraes@uevora.pt (Mª Helena Guimarães) ou 968829544.       
Organização: Universidade de Évora | MED
De 03.03.2020 a 22.03.2020
Évora
Anexos