Protecção Fitossanitária do Olival
Novos Elementos para a Limitação e Prevenção dos seus Inimigos-Chave

14h30 - Sessão de Abertura - Directora do MED - Responsável do Laboratório de Entomologia, MED

Sessões temáticas

15h00

Tema 1: Resistência da mosca-da-azeitona e impacto desta na limitação da praga; Caracterização molecular da traça-da

-oliveira como contributo para o seu conhecimento no olival alentejano.

Orador: Tânia Nobre, MED

Questões associadas ao tema:

• Qual a dimensão actual da presença de genes de resistência nas populações de mosca-da-azeitona?
  • Justifica-se a utilização dessa substância insecticida na limitação da mosca-da-azeitona?
  • Qual a dimensão da presença de insectos auxiliares da mosca-da-azeitona, no Alentejo?
  • A população de traças no olival é muito diversa ou relativamente homogénea, como a da mosca-da-azeitona ?

15h20

Tema 2: Caracterização biológica e molecular da gafa-da azeitona, nas variedades tradicionais do Alentejo, para a melhoria da sua limitação no olival.

Oradores: Patrick Materatski/Rosário Félix, MED

Questões associadas ao tema:

• É possível melhorar a estratégia para a limitação da gafa da oliveira, baseada em fungicidas com via de penetração por contacto (preventivos), em função da sua presença no hospedeiro?
  • Que impacto pode provocar a aplicação de fungicidas na diversidade populacional da gafa?
  • Que possibilidades futuras podem ser utilizadas na limitação da gafa?

15h40

Tema 3: Presença e abundância dos vectores da bacteriose Xylella fastidiosa, causadora da doença do ‘Declínio súbito do olival´, em olivais da região do Alentejo

Orador: Teresa Rebelo, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Questões associadas ao tema:

• Que insectos vectores e qual a dimensão da sua presença, em olivais alentejanos ?
  • Encontram-se esses vectores infectados pela bactéria ?
  • Que plantas herbáceas hospedeiras podem ter maior presença de insectos vectores ?
  • Que fauna auxiliar está associada à presença dos insectos vectores ?
  • As alterações climáticas podem afectar a presença de insectos vectores nos olivais Alentejanos ?

16h00

Tema 4: Desenvolvimento de estações-armadilha autónomas, para captura em massa da mosca-da-azeitona, com utilização em olivais extensos/intensivos.

Orador: Fernando Rei, MED

Questões associadas ao tema:

• É possível a utilização das metodologias de luta biotécnica ‘captura em massa’ e ‘captura e morte’ da mosca-da azeitona, em olivais intensivos
  • Que novos modelos podem ser utilizados para a captura em massa da mosca-da-azeitona, em olivais de regime intensivo?
  • É possível autonomizar o funcionamento das armadilhas para captura em massa da msoca-da-azeitona ?
  • Qual o momento oportuno para a sua utilização na protecção do olival contra a mosca-da-azeitona ?

16h20 - Lanche

16h45 - Apresentação das estações-armadilha de captura em massa, desenvolvidas pelo projecto

17h15 - Encerramento

Organização: MED - Laboratório de Entomologia (Prof. Fernando Rei)