Jornadas Internacionais Terra, Pedras e Cacos do Garb Al-Andaluz

Jornadas Internacionais Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus acontecem de 23 a 25 de janeiro no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela e pretendem relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal.

As Jornadas Internacionais Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus acontecem de 23 a 25 de janeiro, em Palmela, e vão reunir várias dezenas de arqueólogas/os, historiadoras/es e investigadoras/es de arqueociências. A organização é da Câmara Municipal de Palmela e do Campo Arqueológico de Mértola, com coordenação científica a cargo do Grupo CIGA - Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus. Esta iniciativa, da qual o CIDEHUS-UÉvora é parceiro, pretende relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal. Os principais objetivos destas Jornadas são conhecer o que tem sido feito a nível nacional no campo da arqueologia do período medieval islâmico e perceber o contributo dessas novas descobertas e investigações para a construção do conhecimento histórico.

O programa abre com uma evocação de Christophe Picard e vai integrar quatro sessões temáticas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela: “Revelações e novas abordagens sobre o Garb no século XXI”, “Arqueologia preventiva: transformar salvaguarda em conhecimento do Garb al-Andalus”, “O Garb e o Mediterrâneo” e “Da história à arqueologia e da arqueologia à história do Garb al-Andalus”. A tarde de dia 25 de janeiro será dedicada a visitas de estudo a sítios arqueológicos de Lisboa.

A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até ao dia 21 de janeiro.

Mais informações e inscrições aqui.

De 23.01.2020 a 25.01.2020
09:00 | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Fonte: CIDEHUS
Anexos