XI Seminário Permanente sobre a Inquisição
Da institucionalização do Santo Ofício: agentes, práticas e organização

Decorrerá, no dia 12 de dezembro, o XI Seminário Permanente sobre a Inquisição decidado ao tema "Da institucionalização do Santo Ofício: agentes, práticas e organização". 

ENTRADA LIVRE!

Neste ano de 2019 o Seminário Permanente sobre a Inquisição pretende refletir sobre o Santo Ofício a partir de uma perspetiva centrada no funcionamento e organização do tribunal. Estudar as práticas, os circuitos documentais e os agentes de cada tribunal é indispensável para o conhecimento da Inquisição, enquanto instituição que marcava a sociedade e a cultura portuguesa do Antigo Regime. Desta forma, o tema deste ano centrar-se-á nos agentes inquisitoriais e na estrutura organizativa do tribunal, conduzindo-nos a uma conversa sobre ministros, oficiais, carreiras e modus operandi do tribunal.   A parceria entre a Fundação Eugénio de Almeida e o CIDEHUS – Universidade de Évora, bem como o seu constante apoio a este evento anual, têm sido fundamentais para a boa continuação deste seminário. Partilhando do mesmo espaço – o antigo Palácio da Inquisição – a Fundação presta o seu serviço à comunidade ao ajudar a manter viva a memória histórica deste local.  

PROGRAMA:

15h | Apresentação

15h10 | As dinâmicas organizacionais dos quadros humanos da Inquisição de Lisboa (1537-1821) | Daniel Norte Giebels (CHSC – Universidade de Coimbra; CEHR – Universidade Católica Portuguesa)

15h40 | Los pilares de la fe: secretarios y notarios de la Inquisición Española | Bárbara Santiago Medina (Universidad Complutense de Madrid)

16h10 – Debate

 

ORGANIZAÇÃO:

Fernanda Olival (CIDEHUS-UÉ)

Leonor Dias Garcia (CIDEHUS-UÉ) 

 

Organização: CIDEHUS - UÉvora | FEA - Fundação Eugénio de Almeida
Em 12.12.2019
15:00 | Centro de Arte e Cultura – Fundação Eugénio de Almeida
Fonte: CIDEHUS