workshop - Controlo do nemátode das lesões radiculares Pratylenchus penetrans: uma abordagem biotecnológica

O encontro pretende demonstrar os resultados obtidos no projecto PratyTech, e de que forma poderá contribuir para o controlo deste importante patogénio, e auxiliar os agricultores portugueses.

O projecto, coordenado pela Universidade de Évora (NemaLab-ICAAM), contou com a participação de colegas da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa (FCUL).

Em anexo, o resumo do projecto, que terminará a 30 de Novembro. Embora tendo como cultura central a batateira (https://pdfs.semanticscholar.org/9c02/f9e0c15508875effdef772c716eec6011d3a.pdf ), trata-se de um nemátode que constitui uma séria ameaça a diversas outras culturas hortícolas, assim como a outras culturas diversas (p.ex. floricultura).

Embora o encontro se centre neste importante nemátode fitoparasita pretende-se alargar o âmbito da reunião a outros problemas nematológicos (ex.: Meloidogyne e Globodera), assim como a uma discussão aberta a questões mais gerais de fitossanidade do sector da batata.

O workshop irá decorrer num dia (22 de Novembro), em sala a confirmar no INIAV. Haverá dois “coffee breaks” e um intervalo para almoço.

Assim, gostaríamos de vos convidar a participar neste encontro, através de apresentação de curta comunicação oral (10 min.), ou apresentação de poster, ou simplesmente para assistirem.

A participação é livre e sem custos (excepto o almoço).

Logo que tenhamos a confirmação dos participantes e suas comunicações, será elaborado um programa e publicação de livro de resumos.

Haverá espaço para poderem também representar as vossas instituições , associações ou empresas, através, p.ex. de “roll-ups” ou outro material de divulgação.

Pedimos que seja comunicado  (para este e-mail) até dia 31 de Outubro a intenção de participação e indicação de título e resumo da comunicação.

Serão aceites comunicações até ao limite possível de tempo de uma manhã (comunicações de carácter geral) e de uma tarde (comunicações centradas em nemátodes fitoparasitas e outros patogénios.

Organização: ICAAM
Em 22.11.2019