Feira do Mar | Sines
Atividades de divulgação científica a desenvolver pelo CIEMAR e pelo MARE

À pesca na lota.

Observação de peixes e mariscos vendidos na lota do Porto de Sines para conhecer melhor o seu modo de vida e de reprodução, distribuição e abundância, tipo de alimentação, conservação, modo de captura (arte de pesca) e valor comercial. Observação de artes e atividades de pesca no Porto de Pesca de Sines.

Localização - Porto de Pesca de Sines, encontro junto à porta principal do edifício da lota do Porto de Sines.

Duração total prevista – 60-90 minutos.

Dia e hora - 12 de julho de 2019, 14:45.

Responsáveis – investigadores do MARE e CIEMAR (Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia).

Atividade a desenvolver no âmbito do projeto MARSW, cofinanciado pelo POSEUR.

Yoga no fundo do mar - aula de Yoga para famílias.

Aula de Yoga em que será feita uma viagem ao fundo do mar, de uma forma lúdica e cooperativa. Usando posturas de Yoga, música, jogos e relaxamento, pretende-se aprender mais sobre os animais do mar e a conservação da biodiversidade marinha.

A aula será dada por uma bióloga do CIEMAR e do MARE, professora de “Sunshine Yoga Kids”, uma metodologia de Yoga para crianças baseada nas linhas de orientação das pedagogias ativas que acrescenta criatividade, aprendizagem e diversão aos conceitos do Yoga.

Localização - relvado adjacente ao Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, Avenida Vasco da Gama, Sines.

Duração total prevista -  45 minutos.

Dia e hora - 12 de julho de 2019, 10:30.

Responsável – Maria Inês Seabra (MARE e CIEMAR, Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia).

Percebes o que são percebes?

Através da observação de exemplares frescos ou conservados, à lupa e ao microscópio, pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos sobre a biologia (taxonomia, morfologia e história de vida), pesca, aquacultura e conservação do percebe.

Localização - Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, Avenida Vasco da Gama, Sines.

Duração total prevista -  45 minutos.

Dia e hora - 13 de julho de 2019, 12 horas.

Responsáveis -  Teresa Cruz e Joana Fernandes (MARE e CIEMAR, Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia).

Atividade a desenvolver no âmbito do projeto AQUAPOLLIS+, cofinanciado pelo ALENTEJO 2020.

Maré no Pontal.

Considerando o ambiente físico entremarés marinho, serão observados na maré baixa animais e algas de um litoral rochoso para conhecer melhor a sua biologia (distribuição e abundância, recrutamento, reprodução, ciclo de vida, comportamento, predação, competição), analisando também a sua exploração, conservação e utilização na avaliação da qualidade do ambiente marinho.

Localização - Praia Vasco da Gama, junto ao Pontal (extremidade leste).

Duração total prevista – 60-90 minutos.

Dia e hora - 12 de julho de 2019, 16:30.

Atividade a desenvolver no âmbito do projeto MARSW, cofinanciado pelo POSEUR.

mais informações na página oficial da Feira do Mar 2019

De 12.07.2019 a 14.07.2019