O CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora, convida a comunidade académica a participar na conferência intitulada  “A dança das regras: a invenção dos estatutos e o lugar do respeito nas gafieiras cariocas” no dia 27 de junho, entre as 15h e as 17h30m, no Palácio do Vimioso, sala 205, em Évora.

O conferencista convidado, Felipe Berocan Veiga, Doutor em Antropologia, apresenta-nos a sua pesquisa de etnografia urbana em torno da temática da constituição dos “estatutos da gafieira”, quadro de regras situado na entrada e no salão da Gafieira Estudantina, famosa casa de dança situada na Praça Tiradentes, procurando identificar os processos de construção moral das ambiências urbanas e as práticas sociais cotidianas relacionadas à dança social no centro histórico do Rio de Janeiro.

Nesses ambientes, a ideia de “respeito” se impõe como categoria fundamental, na conformação de um gênero particular de divertimento associado à metrópole carioca. Ao possibilitarem um encontro singular entre a dança de salão, a música dos conjuntos e orquestras e a administração familiar comandada por imigrantes galego-espanhóis, as gafieiras dramatizam um sofisticado quadro de regras que define modos de vestir e de se comportar, a delicada hospitalidade altamente ritualizada e as complexas relações entre os chamados mundos da arte, configurando-se como um espaço de convergência interclasse.

Organização: CICS.NOVA
Em 27.06.2019