Ciclo de Conferências da Cátedra UNESCO em Património Imaterial
CONFERÊNCIA | Ivrea e Olivetti: Arquitectura de um Património Mundial da UNESCO

Decorrerá, no dia 28 de Março, a primeira sessão do Ciclo de Conferências da Cátedra UNESCO em Património Imaterial, com a conferência "Ivrea e Olivetti: Arquitectura de um Património Mundial da UNESCO" por João Rocha (CIDEHUS/DAUE-Universidade de Évora)

CONFERÊNCIA:

Ivrea e Olivetti: Arquitectura de um Património Mundial da UNESCO | João Rocha (CIDEHUS/DAUE-Universidade de Évora)

A Comissão da Unesco, tendo por base um relatório do ICOMOS, a nomear em Julho de 2018, a cidade de Ivrea como Património da Humanidade: "cidade industrial ideal do século XX". Este reconhecimento é singular e permite pela primeira vez, que uma cidade industrial seja colocada no mesmo nível de "interesse histórico, cultural e estético" e com o mesmo grau de proteção, que um monumento ou cidade do séc XV ou XVI, o que levanta uma série de novas questões sobre o usufruto de uma (ideia) de patrimonialização. Ivrea está situada no Vale D´Aosta, a 50km Este de Torino, e recebe o rio Dora Baltea que divide a organização urbana histórica, com o seu teatro romano e catedral barroca, do núcleo industrial da Olivetti, conhecido fabricante de máquinas de escrever, calculadoras mecânicas, computadores que teve a sua fundação em 1908 com a primeira fábrica construída por Camillo Olivetti no início da avenida Guglielmo Jervis.

Saiba mais...

Organização: Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora | CIDEHUS-UÉ
Em 28.03.2019
14:30 | Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora | Sala 242