JORNADAS PERIN 2019 “+CIÊNCIA, +EUROPA”
Entre 20 e 27 de Março de 2019

Ao longo do próximo mês de março irão realizar-se, em Braga, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real, jornadas para apresentar e promover a rede “PERIN – Portugal in Europe Research and Innovation Network” ao ecossistema nacional de inovação. Esta rede tem como missão reforçar e duplicar a participação de Portugal no próximo programa-quadro europeu de Investigação e Inovação, “Horizonte Europa”, bem como facilitar a concretização da “Estratégia de Inovação para Portugal 2018-2030”.

As Jornadas PERIN 2019 “Ciência, + Europa”, que contarão sempre com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, consistirão de workshops subordinados a diversas áreas prioritárias na promoção das atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal, tais como: saúde, inteligência artificial, tecnologias de produção e agroalimentar.

A rede PERIN, que resulta da profissionalização do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT (GPPQ), surge no contexto de prioridade nacional que a promoção das atividades I&D, de inovação e de transformação digital tem assumido no quadro das políticas públicas e da sua efetiva inserção no contexto europeu. Terá como principais objetivos acompanhar a preparação, a promoção e a execução dos programas-quadro de Investigação e de Inovação da União Europeia e de outros instrumentos relevantes; preparar e executar os Programas da União Europeia na área do ensino superior e formação pós-secundária; e coordenar a preparação da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, na área da ciência, tecnologia e ensino superior.

A rede PERIN inclui:

• Grupo de Delegados, Pontos de Contacto Nacionais e Peritos aos Programas Europeus;
  • Gabinete de Ligação Portugal-Europa em Investigação e Inovação, – em instalação em Bruxelas (i.e., “Portugal in Europe Research and Innovation Liaison Office”);
  • Rede de elementos de ligação em Investigação e Inovação (i.e., “Portugal in Europe Liaison Officers”), em instalação em diferentes parcerias e organismos internacionais;
  • Rede de Núcleos de Promoção de Investigação e Inovação no âmbito de Programas Europeus, a dinamizar em instituições nacionais de Ciência, Tecnologia e de Ensino Superior, incluindo universidades e institutos politécnicos, unidades de investigação, entre outros.
De 20.03.2019 a 27.03.2019
10:00 | Braga, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real