I Seminário Políticas Sociais em Perspetiva: novas questões, métodos inovadores, resultados emergentes

A investigação histórica em torno da assistência, saúde e bem-estar tem-se centrado mais nas experiências sociais e nos seus protagonistas do que na análise dos processos legislativos e estruturas administrativas que organizavam a distribuição dos recursos disponíveis, temáticas dominantes até aos anos 80 do século XX. A renovação historiográfica daqui decorrente recuperou a figura do pobre como agente dinâmico e interativo de uma realidade que ele próprio ajudou a construir e à qual, às vezes, conseguiu impor os seus interesses. É nesta linha de trabalho, focada nos indivíduos e nos contextos político-sociais que os envolveram, que este seminário se integra. O principal objetivo é o de apresentar trabalhos em curso no campo das políticas sociais perspetivadas na longa duração, criando um espaço de debate onde serão discutidas as questões que norteiam a investigação, as metodologias usadas e os resultados que vão surgindo.

PROGRAMA:

09:30 - José Abílio Coelho (Doutorando da Universidade do Minho) - “Os arquivos dos governos civis: fonte de informação insubstituível para o

            estudo da idade contemporânea”.

09:50 - Manuela Machado (Doutoranda da Universidade do Minho) - “O património enquanto memória: a Misericórdia de Braga no século XVIII.

            Um estudo em preparação”.

10:10 - Debate

10:40 - Pausa

11:00 - Luís Gonçalves (CIDEHUS) - "Profissionais de medicina no oficialato ré- gio do séc. XVI: Métodos e conceitos" .

11:20 - Rute Pardal (CIDEHUS) - “O impacto da assistência nos indicadores demográficos das famílias pobres (Évora-séculos XVII-XVIII)”.

11:40 - Debate

12:10 - Ana Paula Magno (PPGHCS/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) “A implanta- ção da Sociedade São Vicente de Paulo na Zona da Mata mineira e               suas ações para a assistência e para a saúde”.

12:30 - Maria de Fátima Reis (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), “Tradição e Inovação na prática de partejar:

            história das maternidades de Lisboa”.

12:50 - Debate

14:00 - Marta Lobo (Universidade do Minho) - “As mulheres perdidas e a resposta da igreja na Braga setecentista:

            fontes e metodologia de trabalho”.

14:20 - Andreia da Silva Almeida (Bolseira FCT) “A Assistência Materno-Infantil durante o Estado Novo (1938-1969)”.

14:40 - Debate

15:10 - Alexandra Esteves (Universidade Católica Portuguesa) - “Assistência e marginalidade no distrito de Viana do Castelo no século XIX:

            balanço preliminar”.

15:30 - Luísa Gama (PIUDHIST-CIDEHUS) - “Justiça e Polícia : Construção de um novo Paradigma Penal nos Finais do Antigo Regime (1780-1805)”.

15:50 - Debate

16:20 - Crescêncio Pereira (Erasmus Mundus PhoenixJDP - Dynamics of Health and Welfare/Univ. de Évora) "A mobilização social e a questão da

            fome em Moçambique: realidades e perspectivas".

16:40 - Laurinda Abreu (CIDEHUS - Universidade de Évora) “O Projeto do Regulamento Geral de Saúde Pública (1821): permanências

            e ruturas na história da assistência e da saúde em Portugal”.

17:00 - Debate

17:30 - Encerramento/conclusões

Em 10.07.2015
9:30 | Sala 124 | Colégio do Espírito Santo