Devido à reduzida área de implantação do sobreiro no planeta, circunscrita somente ao Mediterrâneo Ocidental e, dentro deste, particularmente à Península Ibérica, as riquezas produzidas neste sistema agrícola, cujo centro inequívoco é a extração e transformação de cortiça, apresentam-se como extremamente importantes do ponto vista social, cultural e económico para os países ibéricos. Possivelmente por este motivo, na última década, os estudos sobre o setor corticeiro, nas mais variadas áreas do conhecimento, têm-se vindo a renovar, muito embora diversos aspetos ainda se encontrem por explorar.
No entanto, a dispersão de publicações, o número crescente de investigadores e as distintas temáticas analisadas tornam, por vezes, difícil a obtenção de uma visão de conjunto. Ainda assim, é notória a existência de numerosos pontos transversais, entre as diferentes áreas do conhecimento, que tendo como eixo comum o setor corticeiro, se tornam imperativos explorar.
Assim, partindo da análise histórica da utilização dos produtos do montado de sobro, este encontro pretende, por um lado, reunir e analisar os mais recentes resultados que a investigação científica tem produzido, e, por outro, estimular a continuação da produção científica sobre o setor corticeiro nas mais variadas áreas do conhecimento.
Neste sentido, o Congresso está aberto à participação de especialistas de qualquer área disciplinar:
– História e Arqueologia;
– Património Cultural e Turismo;
– Economia e Gestão;
– Arquitetura e Design;
– Ciências Agrárias e Silvicultura;
– Química e Física;
– Etc.
+ informações: https://congressointernacionalmontado.wordpress.com/