"Ecossistemas e Multifuncionalidade da Paisagem" | Ciclo de Seminários 2015

"Modeling the effects of agricultural policies in high nature value areas: a farming systems approach."
Paulo Flores Ribeiro

Resumo:

Estudos recentes têm questionado a eficácia das medidas agro-ambientais da UE para a conservação da biodiversidade, em particular a sua capacidade para assegurar a manutenção dos sistemas agrícolas tradicionais e de baixa intensidade em áreas agrícolas de elevado valor natural, actualmente sujeitas a fortes pressões no sentido da intensificação agrícola ou transição para sistemas de menor valor para a conservação. Neste projecto de investigação procura-se, com base num caso de estudo de uma região agrícola de elevado valor para a conservação e utilizando uma abordagem por sistemas de produção à escala da paisagem, perceber as transformações ocorridas num passado recente e relaciona-las com a evolução do quadro político e socioeconómico, procurando contribuir para a melhoria do desenho das políticas de conservação da biodiversidade em áreas agrícolas.

____________________________

Paulo Flores Ribeiro é Engenheiro Agrónomo e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural (ISA/UTL). Ao longo de mais de 15 anos de actividade profissional, foi consultor nas áreas agro-económicas e ambientais, tendo participado na elaboração de dezenas de estudos técnicos e científicos, nomeadamente em colaboração com o ISA e com entidades públicas ligadas aos sectores do ambiente e da agricultura. É docente convidado na FCT/UNL, onde lecciona há mais de 10 anos cadeiras de Topografia e Sistemas de Informação Geográfica. Tem desenvolvido também carreira empresarial, sendo sócio fundador da empresa EngiRecursos, Consultoria em Engenharia e Ambiente, Lda. Presentemente é bolseiro de doutoramento no ISA/UTL, onde colabora em projectos de investigação ligados às questões da economia agrária e políticas agro-ambientais.

Mais Informação AQUI.

Organização: ICAAM, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas