Marco_Navarra_studio NOWA

14:30, na Biblioteca dos Leões
_________
Marco Navarra
Arquitecto, Professor Associado de composizione architettonica e progettazione urbana na Faculdade de Arquitectura de Siracusa_Universidade de Catânia.
Em 1986 recebe uma menção honrosa no concurso internacional para estudantes de arquitectura RIBA, com a supervisão de Aldo Van Eych.
Entre 1990 e 1991 desenvolve trabalho de investigação nos arquivos do John Soane Museum.
Em 1997 vence o terceiro lugar no Premio Schindler '97¬.
Entre 1998 e 2001 recebe do Município de San Michele di Ganzaria e Caltagirone, a encomenda para o projecto de recuperação e transformação de uma ex-linha ferroviária i estruturas anexas em parque linear com pista ciclável. O trabalho foi publicado no libro “In walkabout City. Il paesaggio riscritto. Un parco lineare tra Caltagirone e Piazza Armerina.”
Em 2000 funda o Atelier NOWA que trabalha sobre uma ideia de arquitectura extrema, praticada em "grau zero" para responder a condições limite relativas a economia, vínculos e programas.
Expõe o trabalho numa mostra pessoal “Marco Navarra: architetture”, na Galleria Civica di Arte Contemporanea di Caltagirone.
Desenvolve o projecto de redefinição e recuperação de espaços urbanos no centro histórico de S.Michele di Ganzaria.
2002 finalista do prémio europeo Mies van der Rohe.
Selecionado no concurso para (Elica s.p.a.) um Parque Agrícola nas colinas de Fabriano.
Em 2004 é convidado a expôr na 9ª Bienal de Arquitectura de Veneza.
É finalista do European Prize for Urban Public Space em Barcelona, e recebe o Prémio Gubbio 2006 da ANCSA.
Em 2008 participa no London Festival of Architecture na exposição "Sustainab.Italy” comissariada por Luca Molinari.
Integra a lista de trinta finalistas do BSI Swiss Architectural Award.
Novamente presente na Bienal de Arquitectura de Veneza (XI Mostra), com o projecto-manifesto "Abitare Straniero", bem como na edição sucessiva (XII Mostra).

Organização: Escola de Artes da Universidade de Évora
Em 05.12.2014