O céu noturno da região de Alqueva: um bem a preservar
ORADOR: Raul Cerveira Lima | Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto/Instituto Politécnico do Porto Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra
A poluição luminosa, fenómeno em crescente expansão a nível mundial graças sobretudo ao crescimento demográfico e ao consequente aumento da iluminação pública, é a responsável não só pela perda de um céu noturno escuro mas também, como tem sido demonstrado pela investigação mais recente, por efeitos no ambiente e na saúde. Anteriormente preocupação quase exclusiva dos astrónomos profissionais e amadores, a luz excessiva e mal dirigida é hoje, assim, estudada ou combatida por comunidades várias, desde a astronomia à saúde, passando pela energia e economia e pelo ambiente e turismo. A região do Alqueva, pela sua extensão e baixa densidade populacional, está ainda bastante bem salvaguardada dos piores efeitos da poluição luminosa, mais importante nas grandes cidades ou em regiões de elevada densidade populacional. A classificação como Reserva Dark Sky pela fundação Starlight veio atestar e realçar a importância da região como zona de proteção do céu escuro a nível nacional e internacional. Neste trabalho faz-se o levantamento da poluição luminosa na Reserva Dark Sky Alqueva e analisa-se a relação entre o número de residentes, a distância aos focos poluentes (localidades) e a qualidade do céu noturno.
Organização: Seminário do Centro de Geofísica de Évora / Instituto de Ciências e Tecnologia
Em 19.11.2014
Anfiteatro 1 (CLAV) | HORA: 14:30