II Colóquio de Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
II Colóquio Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais 14 de junho às 9h00 Sala 131 do Colégio Espírito Santo, Universidade de Évora
9.00h Receção aos participantes e Sessão de Abertura 9.30h-10.10h Comunicação inaugural, por parte do Prof. Dr. Raúl de Arriba, intitulada: “La Gran Regresión: crisis y política econômica en España” Debate 10.20h-11.05h Moderação: Silvério Rocha e Cunha (UE/NICPRI/Diretor DTJPRI) Joana Lourinho (estudante do MRIEE/UE) Título: “Compreender o período intervalar através de E. Carr e Fidelino de Figueiredo” Rafael Franco Vasques (estudante do MRIEE/UE) Título: “A pertinência do pensamento de Carl Schmitt sobre a gênese da guerra global contra o terrorismo” Nuno Fróis (estudante do MRIEE/UE) Título: “Ciberterrorismo: a nova ameaça do século XXI” Debate 11.15h-11.30 – Pausa para café 11.30h-13.00h Moderação: Marco António Martins (UE/NICPRI/Diretor LRI) João Tavares Roberto (estudante do DTJPRI/NICPRI/UE) Título: “O projeto libertário no século XXI: A perspetiva de Carlos Taibo” José Vilema (estudante do DTJPRI/NICPRI/UE) Título: “A Europa ameaçada e a crise do “político”. Argumentos a propósito do pensamento de Ulrich Beck” Paulo Fontes (estudante do DTJPRI/UE) Título: “Um novo olhar sobre a Ética da Autenticidade de Charles Taylor” Debate 13.00h-14.15h – Pausa para almoço 14.30h-15.30h Moderação: José Manuel Martins Caetano (UE/CEFAGE/Diretor MRIEE) Carla Sofia Carreira Jacinto (estudante do MRIEE/UE) Título: “A estratégia da Federação Russa para o Ártico: A exploração de recursos energéticos” Ana Paula Gomes (estudante do Doutoramento em Literatura/UE) Título: “A política ultramarina e o estigma da «raça»” Manuel Alcario (estudante do MRIEE/UE) Título: “Eça de Queirós e a sua visão do mundo. Um olhar sobre as relações de Portugal com Espanha” Isabel Miranda & Nelly Gouveia (estudantes do DTJPRI/UE) Título: “A tutela mundial no respeito pelos Direitos Humanos – Realidade ou Utopia? Os direitos das vítimas na legislação europeia – o desafio português” Debate 15.40h-16.00h Sessão de Encerramento Comissão Organizadora: Carla Sofia Carreira Jacinto (UE/MRIEE) Rafael Franco Vasques (UE/MRIEE) Comissão Científica: José Manuel Martins Caetano (UE/CEFAGE/Diretor do MRIEE) Marco António Martins (UE/NICPRI/Diretor da LRI) Silvério Rocha e Cunha (UE/NICPRI/Diretor DTJPRI)
Organização: Doutoramento em Teoria Jurídico Política e Relações Internacionais Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais - NICPRI Escola de Ciências Sociais
Em 14.06.2014
Colégio do Espírito Santo, Sala 131