em torno dos Lugares: Arquitectura e Paisagem
Abertura da sessão por Soumodip Sarkar, director do IIFA (Instituto de Investigação e Formação Avançada), e moderação por João Soares e Jorge Croce Rivera, do Programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora. Sediado na Universidade de Évora, organicamente inscrito no IIFA e no CHAIA (Centro de História da Arte e Investigação Artística), o Programa de Doutoramento em Arquitectura estrutura-se a partir do cumprimento do desígnio de estreita relação entre a produção da Linha de Investigação em Arquitectura e as restantes Linhas do CHAIA (Arqueologia, Paisagem, Artes, História, Teatro).
Na sequência do último encontro, realizado na Biblioteca Nacional em Fevereiro passado, o tema que congrega o conjunto das apresentações prossegue a reflexão em torno das relações entre a Arquitectura e a Paisagem, desta vez visando e partindo dos Lugares: lugares singulares, sequenciais, apostos ou em rede; lugares de vivências remotas ou imediatas; lugares originais ou transformados. Assumindo esta diversidade topológica, as questões colocadas nos anteriores encontros, as perspectivas de observação e as escalas em que se entrelaçam Arquitectura e Paisagem, continuam presentes, mas a atenção aos percursos, às tensões e às densidades históricas tornam-nas crescentemente mais complexas. De facto, procura-se na formulação daquela equação uma nova disposição dos factores envolvidos, colocando a tónica sobre os Lugares – sobre as suas capacidades de serem entidades despoletadoras e estruturantes de dispositivos arquitectónicos e paisagísticos, capazes de os fazerem efectivamente funcionar. Como nas anteriores edições, o seminário proporciona a apresentação e discussão da investigação realizada do âmbito no programa de Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora, sob o mote genérico “Interior_Novos Territórios”, a que se associa a desenvolvida por investigadores de outras universidades.
Organização: Programa de Doutoramento em Arquitetura | Apoio: IIFA
Em 09.04.2014