Colóquio: No tricentenário de Luís António Vervey

21 e 22 de março de 2014, pelas 9h30, na sala 124 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Consultar programa em anexo.

Enquadramento:


Luís António Verney, cujo tricentenário de nascimento é  pretexto do nosso colóquio, estudou em Évora e viveu quase toda a sua vida em Itália. O seu livro 'O verdadeiro método de estudar', propôs uma reforma dos estudos superiores em Portugal no sentido da modernização dos mesmos, defendendo uma postura ecléctica e o experimentalismo, que se opunham ao escolasticismo que dominaria então o ensino português e que se traduziria no predomínio da Autoridade sobre o Espírito crítico.
Junto com os estrangeirados da sua geração, os fundadores da Academia das Ciências, Alexandre Herculano, Mouzinho da Silveira e a geração de 1870, pode ser visto como uma das vozes que se ergueu contra o Isolamento nacionalista e o anquilosamento das mentalidades que se liga à decadência portuguesa pós-expansão.
Neste Colóquio, que reúne diversos especialistas portugueses, analisar-se-á a obra de Verney e o contexto intelectual da época e far-se-á a ponte com os grandes temas da reforma das mentalidades, da modernização do país e da missão da Universidade, mobilizando-se vozes que salientaram o papel dos estrangeirados, o valor cultural ímpar da pedagogia verneiana (António Sérgio) e a alta missão cultural que à universidade cabe (Ortega e Gasset).

Estão todos convidados para o Colóquio nesta Universidade tão ligada a Verney, cujo nome designa um dos nossos Colégios ou Escolas.

Organização: CEHFCi - Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência e CEL - Centro de Estudos em Letras
Em 21.03.2014
9:30 | Sala 124 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora