9ª Conferência Anual de Geologia
Decorre entre 13 e 14 de dezembro, no Pólo de Estremoz da Universidade de Évora, a 9.ª conferência anual do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de Portugal (GGET-SGP). Dedicada este ano ao tema Cartografia Geológica, o evento conta com a organização do Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da UE, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz, o LIRIO (Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da UE) e o CGE (Centro de Geofísica de Évora).
Embora as conferências anuais do GGET/SGP não costumem ser subordinadas a uma temática, a comissão organizadora entendeu desta vez privilegiar a Cartografia Geológica como tema principal do encontro. Esta opção resulta de que, apesar da cartografia geológica ser uma das ferramentas básicas da génese do conhecimento geológico, vários fatores têm vindo a contribuir para a diminuição da sua importância a diversos níveis, incluindo o ensino universitário.
Durante a conferência vão ser ainda homenageados dois dos geólogos que mais contribuíram para o conhecimento da cartografia geológica do país nos últimos anos, em especial do soco pré-Mesozóico: Eurico Pereira e Tomás Oliveira. A importância do seu contributo está bem patente nas numerosas cartas por eles coordenadas, de que se destacam as realizadas às escalas 1/200000 e 1/500000. Durante o encontro vai estar patente uma exposição dos principais trabalhos por eles produzidos.
Criado em 2005 o GGET é um grupo de especialidade da Sociedade Geológica de Portugal que tem por objetivo a promoção do intercâmbio científico entre instituições e investigadores, trabalhando nas áreas da Geologia Estrutural e da Tectónica, em especial no contexto da evolução geodinâmica do território nacional. Desde então vários encontros e cursos de campo foram sendo realizados com estes objetivos.
Organização:
Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da UE, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz, o LIRIO (Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da UE) e o CGE (Centro de Geofísica de Évora) | Apoio: IIFA
De 13.12.2013 a 14.12.2013
Pólo de Estremoz da Universidade de Évora