Exposição: THE SWISS TOUCH IN LANDSCAPE ARCHITECTURE
THE SWISS TOUCH IN LANDSCAPE ARCHITECTURE Curadoria: Michael Jakob Trata-se de uma exposição itinerante constituída por 36 painéis, 3 audiovisuais e um dossier documental em linha, que retraça a história, o trabalho e o impacto dos arquitectos paisagistas suíços. Horário: 2ª a 6ª: 8h30 / 20h00 Sábado: 10h00 / 16h00
A arquitectura paisagista transforma a paisagem e o nosso modo de a encarar. Esta disciplina moderna, que nasce por volta de 1800, evoluiu rapidamente ao longo do século XX. Hoje, ocupa um lugar importante na sociedade e é matéria de referência nos seus debates. A presente exposição reflecte a riqueza, a diversidade e a complexidade deste campo fascinante. A primeira parte lida com teoria e com história e oferece o quadro conceptual da exposição. O visitante é convidado a descobrir a influência da história dos jardins e o papel importante desempenhado pelos pioneiros da arquitectura paisagista suíça. Este núcleo permite igualmente perceber a função crucial das exposições nacionais, entre as quais se contam a recente Lausanne Jardins. A segunda parte oferece uma visita pelos ateliers de arquitectura paisagista mais importantes. A última secção, “nouvelle vague”, apresenta obras de uma nova geração de arquitectos paisagistas. A exposição conta com o suporte financeiro de Pro Helvetia - Fundação suíça para a Cultura e tem sido mostrada em vários sítios. Em Portugal, a itinerância começa em Faro prosseguindo-se depois em Vila Real (Março/Abril 2014) e em Évora (Abril/Maio 2014). A itinerância é acompanhada por uma série de eventos (conferências/colóquios/workshops/lançamentos de livros) sobre o tema da Paisagem, oportunamente anunciados nas páginas das instituições envolvidas na organização da itinerância em Portugal.
Organização: Organização da itinerância por Faro, Vila Real e Évora: Embaixada da Suíça em Portugal, CHAIA - Universidade de Évora, FCT/Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes.
De 15.11.2013 a 31.12.2013
Biblioteca Campus de Gambelas, Universidade do Algarve