European Cancer Imaging Initiative
Iniciativa Europeia de Imagem do Cancro

A Iniciativa Europeia de Imagem do Cancro libertará o poder da imagiologia e da Inteligência Artificial em benefício dos doentes oncológicos, dos clínicos e dos investigadores.

A European Cancer Imaging Initiative é um dos emblemas do Plano Europeu de Combate ao Cancro (EBCP). Um dos objetivos do Plano é aproveitar ao máximo o potencial dos dados e das tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial (IA) ou a Computação de Alto Desempenho (HPC), para combater o câncer.

 

   

O objetivo da Iniciativa Europeia de Imagem do Cancro é promover a inovação e a implantação de tecnologias digitais no tratamento e nos cuidados de combate ao cancro, a fim de alcançar uma tomada de decisões clínicas, diagnósticos, tratamentos e medicina preditiva mais precisos e rápidos para os doentes com cancro.

A iniciativa mostrará a forma como as imagens médicas podem ser acedidas, utilizadas e agrupadas, assegurando simultaneamente um elevado nível de ética, confiança, segurança e proteção de dados pessoais, em plena conformidade com os valores e regras da UE. Tornará facilmente acessíveis aos clínicos, investigadores e inovadores europeus grandes quantidades de imagens de cancro e dados clínicos ligados, em consonância com a estratégia europeia de dados e apoiando os objetivos do Espaço Europeu de Dados sobre a Saúde.

Missão Cancro: Os concursos da Missão Cancro de 2023 presentes no Programa de Trabalhos das Missões já se encontram abertos até dia 12 de abril 2023. São 4 concursos com um orçamento de cerca de 110 milhões de euros distribuídos pelos 4 pilares da Missão Cancro:  Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, Qualidade de Vida e Conhecimento.

Para mais informações. AQUI

De 23.01.2023 a 12.04.2023