Património Cultural e Mudanças Globais: Novos desafios para a Europa (JPI CH)
"Protecção, Conservação e Uso do Património Cultural"

A Iniciativa de Programação Conjunta em Património Cultural e Mudança Global (JPI CH) tem o prazer de anunciar uma nova oportunidade de financiamento para propostas transnacionais conjuntas. O concurso ‘Conservação, Proteção e Uso do Património Cultural’ apoiará a investigação em estratégias, metodologias e ferramentas para proteger e usar os componentes físicos do património cultural. 

Os objetivos do concurso são:

  • apoiar projetos de investigação bem definidos, inovadores, interdisciplinares, internacionalmente focados e colaborativos, da mais alta qualidade e padrões que levarão a avanços significativos na conservação e gestão do património cultural;
  • promover o intercâmbio de conhecimentos com indivíduos e organizações fora da comunidade científica, para incluir decisores políticos, empresas, o setor mais amplo de património, grupos voluntários e comunitários e o público em geral;
  • apoiar uma série de interações e parcerias entre investigadores do património cultural e uma variedade de comunidades de utilizadores, incluindo decisores políticos, empresas, o setor mais amplo de património, grupos voluntários e comunitários e o público em geral, maximizando o valor dos resultados da investigação.

 

Tópicos de investigação

É aceitável e incentivado que um projeto aborde problemas de mais de um dos seguintes tópicos sobre Conservação, Proteção e Uso do Património Cultural:

  • Desenvolver materiais, tecnologias e procedimentos para manutenção a longo prazo, acesso seguro, conservação e preservação in situ do património cultural.
  • Explorar as oportunidades que o património representa para a revitalização e regeneração de artefactos, edifícios e paisagens, tendo em conta os valores que os vários tipos de património cultural possuem.
  • Descobrir as evidências que são exigidas pelos decisores sobre novos ou alterados usos do património cultural e o papel da comunidade como ator na gestão do património e no desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
  • Desenvolver estratégias de sustentabilidade, incluindo abordagens culturais, sociais, económicas e ambientais, para o património cultural em todas as escalas, desde o artefacto à paisagem.
  • Compreender plenamente a energia incorporada em materiais patrimoniais e sistemas de energia em estruturas e conjuntos de património, a fim de desenvolver planos de gestão eficazes e sustentáveis.

 

Mais informações: Site FCT

                            Site do JPI-CH

De 08.05.2019 a 11.09.2019 | 15:00