O Instituto Francês de Portugal lança um concurso para bolsas de mobilidade individual (nível doutoramento e pós-doutoramento) destinadas a investigadores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal (excluindo os candidatos de nacionalidade francesa) e que trabalhem numa instituição de investigação portuguesa.
A bolsa permite aos candidatos selecionados passar dois meses num laboratório ou unidade de investigação em França. A bolsa cobre as despesas de mobilidade e as despesas de subsistência (alojamento e alimentação).
Destina-se a doutorandos e investigadores que pretendam reforçar ou estabelecer uma nova cooperação científica entre equipas francesas e portuguesas.
Serão considerados todos os domínios científicos, incluindo as ciências humanas e sociais. Será dada especial atenção aos candidatos com projetos nos seguintes domínios: ciências oceanográficas, saúde e matemática.
Duração da bolsa
Dois meses consecutivos de mobilidade, entre o 15 de maio e 20 de dezembro de 2025
Benefícios da bolsa de estudo
· Um bilhete de avião de ida e volta;
· Subsídio que cobre as despesas de alojamento e de subsistência (montante mensal fixado e ajustado em função da duração da estadia):
· 1704 euros para jovens investigadores (doutorandos e investigadores tendo obtido o diploma de doutoramento há menos de 5 anos);
· 2055 euros para investigador sénior (mais de 5 anos de investigação após a obtenção do doutoramento);
· Seguro médico para a duração da estadia.
Condições de elegibilidade
· Ser português ou residente em Portugal (exceto doutorandos ou investigadores de nacionalidade francesa);
· Estar afiliado a uma unidade de investigação portuguesa;
· Ser estudante de doutoramento OU ser titular do grau de doutor obtido após 31 de dezembro de 2015;
· Não ter beneficiado previamente de uma bolsa BIC do Instituto francês de Portugal.
Constituição do dossiê de candidatura (documentos necessários)
AS CANDIDATURAS SÃO RECEBIDAS EM PORTUGUÊS, FRANCÊS OU INGLÊS
· Documento de identidade (Documento_apelido.pdf):
· Candidatos portugueses: documento de identidade ou passaporte;
· Candidatos europeus: documento de identidade ou passaporte + título de residência português;
· Candidatos não europeus: passaporte + título de residência português;
· CV (CV_apelido.pdf) - 2 páginas no máximo;
· Descrição do projeto de investigação (Descrição_apelido.pdf). 2 páginas no máximo, detalhando os seguintes elementos: Plano do projeto de investigação, motivação e expectativas para esta estadia científica, indicar se o trabalho será realizado no âmbito de uma colaboração anterior entre duas instituições científicas, perspetivas a longo prazo para o trabalho de investigação;
· Carta de convite (Convite_apelido.pdf) da unidade de investigação ou do laboratório em França. Atenção, a carta deve incluir as datas exatas da estadia e o logótipo da instituição;
· Carta de recomendação da sua unidade de investigação ou laboratório em Portugal (Nome_referência.pdf)
· Último grau obtido.
Envio das candidaturas
Enviar os documentos acima mencionados antes do 5 de fevereiro de 2025 às 18h00 para guillaume.boccara@ifp-lisboa.com e madeleine.gal@ifp-lisboa.com tendo como objeto "Apelido/Nome – CONCURSO BOLSA BIC" e respeitando a nomenclatura indicada entre parenteses para cada documento.
Candidaturas aqui