3 BI - LICENCIATURA- AGATHA
Área Científica - INFORMÁTCA

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto AGATHA –Sistema inteligente de análise de fontes de informação abertas para vigilância/ controlo de criminalidade (IDT-COP-18022), financiado pelo programa PORTUGAL 2020.

Requisitos de admissão

Licenciatura em Engenharia Informática (ou área afim). Será fator preferencial ter participado anteriormente em projetos de investigação.

 

 

Plano de trabalhos

O projeto tem como objetivo geral desenvolver uma ferramenta, dirigida às polícias de investigação criminal e serviços de inteligência, que facilite a recolha de indícios de práticas criminosas. Trata-se de um sistema que utilizará toda a informação disponível em fontes abertas e procederá a uma análise automática dessa informação. Estas fontes de informação incluem as redes sociais, fóruns, imagens, informação da blogosfera e demais fontes de informação presentes na web, incluindo fontes de áudio e vídeo. Estas fontes incluem igualmente meios de difusão na web como rádio ou TV.

 

O conteúdo textual das fontes de informação será avaliado usando metodologias de análise semântica e ontológica, que permitem relacionar esta informação com bases de dados de referência. Estão previstas as seguintes tarefas:

 

  1. Desenvolvimento de módulos de criação automática de ontologias, mapeamento de conceitos com ontologias; extracção de conceitos e relações e povoamento automático das ontologias com estes conceitos. Apoio às restantes tarefas de desenvolvimento do projecto.
  2. Integração destes módulos na aplicação. Participação nas restantes integrações.
  3. Teste dos componentes de análise semântica de texto, de comunicação e dos componentes transversais à solução; teste à implementação do software correspondente, à integração das várias versões do protótipo e a questões de otimização.
  4. Colaboração na produção de material de Promoção e Divulgação. Participação em eventos de caráter científico. Elaboração de artigos para publicação em revista da especialidade.
  5. Elaboração de relatórios técnicos, deliverables e material para elaboração de registos de propriedade intelectual e participação em reuniões técnicas

 

De 27.05.2019 a 07.05.2019
Dep Informática
Anexos