BI - pos-doc – Projeto NIR
Área Científica: Química

1 Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projeto ‘Eficiência da tecnologia NIR para a avaliação da maturação e qualidade dos frutos’ com a referência (ALT20-03-0145-FEDER-000005), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e fundos nacionais através do Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 .

Requisitos de admissão:

-Licenciatura em Química ou Engenharia química

-Mestrado em Química ou engenharia química

-Doutoramento em Química, Engenharia química, Farmácia ou afins, obtido há menos de 4 anos;

-Experiência comprovada com publicações na área da espectroscopia de infravermelho próximo e Near Infrared Hyperspectral Imaging.

-Experiência comprovada com publicações utilizando técnicas de análise multivariada

-Experiência comprovada com publicações utilizando técnicas analíticas para avaliação do estado de maturação em frutos, tais como determinação do conteúdo de pectinas, antocianinas e compostos fenólicos.

-Experiência comprovada em submissão de pedido de patentes

 

 

Plano de trabalhos: Colaborar nas tarefas do projeto que envolvem técnicas de espectroscopia NIR para a obtenção de modelos de calibração para a determinação de alguns parâmetros de qualidade em frutos da região.  Para o desenvolvimento dos modelos de calibração será necessário executar algumas técnicas analíticas de referência com o objectivo de avaliar o estado de maturação dos frutos. Entre estas técnicas estão a determinação da fração péctica dos frutos bem como a determinação do conteúdo em compostos fenólicos e antocianinas. No final deste projecto submeter-se-á um pedido de patente de um dispositivo portátil para leitura rápida de alguns parâmetros de maturação em frutos.

 

Para cumprir este plano de trabalho o candidato será integrado na equipa do projeto de investigação ‘Eficência da tecnologia NIR para a avaliação da maturação e qualidade dos frutos’ ALT20-03-0145-FEDER-000005 em curso na Universidade de Évora no laboratório de póscolheita do ICAAM onde o bolseiro obterá mais formação na área.

 

De 06.12.2018 a 19.12.2018
ICAAM