BI LIC_ Proj LIADA
Área Científica: Engenharia Química

Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto“LIADA – Líquidos Iónicos como Aditivos para Dispersões de Asfaltenos”,ALT20-03-0145-FEDER-029458, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade e Alentejo 2020.

Requisitos de admissão:

 

LicencIatura em Engenharia Química

 

Dá-se preferência a candidatos com:

1)      Experiência em medida de propriedades reológicas de sistemas complexos, nomeadamente envolvendo líquidos iónicos, surfatantes ou solventes eutécticos;

2)      Experiência científica e/ou profissional em atividades relacionadas com a indústria petrolífera;

3)      Experiência em simulação por dinâmica molecular.

 

 

Plano de trabalhos:

Com o objetivo de prevenir a precipitação de asfaltenos em petróleo, tem sido proposto o uso de inibidores de precipitação, entre os quais líquidos iónicos, cujas características anfifílicas são importantes para tal uso. Exige-se um maior conhecimento das interações entre asfaltenos e líquidos iónicos para que seja possível uma escolha mais criteriosa destes últimos. O estudo destas interações (e a sua importância relativa) constitui um dos objetivos deste trabalho, usando uma dupla abordagem – experimental e computacional. Propõe-se estudar propriedades que refletem interação e organização (densidade, comportamento reológico) de misturas pseudo binárias asfalteno/líquido iónico, bem como a sua caracterização do ponto de vista estrutural e dinâmico (RMN, DLS). Em paralelo, estes sistemas serão igualmente estudados por dinâmica molecular, para a obtenção de propriedades termofísicas e grandezas estruturais, dinâmicas e energéticas. A simulação molecular será também usada para estudar a influência dos líquidos iónicos na agregação de asfaltenos em solventes orgânicos. Por outro lado, os líquidos iónicos mais promissores serão usados como aditivos em experiências de dispersão de asfaltenos em solventes modelo.

 

De 15.11.2018 a 28.11.2018