Core Fulbright Scholars Programé

O Core Fulbright Scholars Programé uma componente do Programa Fulbright para Professores Americanos que coloca professores e investigadores americanos em Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação e outras instituições ou organismos portugueses, onde poderão desenvolver atividades de ensino ou investigação.

 

As Instituições interessadas em participar neste programa, durante o ano académico 2018/2019, poderão candidatar-se junto da Comissão Fulbright à abertura de uma vaga - Fulbright Award - em determinada área de estudos na instituição, a anunciar no catálogo de bolsas do Programa Core Fulbright Scholars, no site do Council for International Exchange of Scholars (CIES).

 

O bolseiro desenvolve uma atividade de ensino, investigação, ou ambas, de acordo com projeto a definir com a instituição de acolhimento.

 

As bolsas a atribuir no âmbito deste programa permitem períodos de permanência únicos de 3 meses, com início em data a acordar com a instituição de acolhimento durante o ano académico 2018/2019.

 

Os encargos inerentes a este programa são partilhados entre a Comissão Fulbright e a Instituição que acolhe o bolseiro:

 

A Comissão Fulbright compromete-se a suportar até 40% do valor total da bolsa a atribuir a cada Fulbright Scholar, um complemento destinado a cobrir despesas com dependentes dos bolseiros, o custo do seguro de saúde providenciado aos bolseiros Fulbright no âmbito do Programa Fulbright e todas as despesas administrativas relativas à divulgação, recrutamento e seleção de candidatos e serviços de receção e acompanhamento dos bolseiros Fulbright.

 

A Instituição de Acolhimento compromete-se a suportar pelo menos 60% do valor da bolsa a atribuir a cada Fulbright Scholar, uma verba mensal para alojamento durante a sua estadia, ou outro tipo de cedência de alojamento (em residência para professores ou em apartamento).

 

A partilha adicional de outros custos por parte da Instituição poderá ser um fator preferencial na seleção das instituições de acolhimento do Fulbright Scholar.

 

As instituições interessadas em participar neste programa deverão fazer a sua candidatura até ao dia 10 de fevereiro de 2017, enviando o formulário que está disponível no website da Comissão Fulbright,

 

 

 

De 06.02.2017 a 10.02.2017